domingo, 29 de novembro de 2009

Seminário "Tecnologia e Inclusão na Educação Especial"

No dia 16 de Dezembro, pelas 16h30, terá lugar, na sede do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, um seminário intitulado “Tecnologia e Inclusão na Educação Especial”.

Este seminário será orientado pelo Centro de Formação CNOTI e destina-se aos professores, educadores de infância, técnicos de reabilitação e reinserção, terapeutas, auxiliares de educação e familiares. Tem como objectivos apresentar software e hardware disponível para facilitar a comunicação e a aprendizagem das crianças e jovens com necessidades educativas especiais e sensibilizar para a utilização destes recursos.

A organização deste seminário está a cargo das professoras de Educação Especial e da Biblioteca Escolar.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Concurso "Aprender a aprender na Biblioteca Escolar"

REGULAMENTO DO CONCURSO
“Aprender a aprender na Biblioteca Escolar”


Artigo 1.º - Objectivos

Tendo em conta a necessidade de promover a literacia da informação na escola, a Biblioteca Escolar – em articulação com os professores de Área de Projecto, promove, no ano lectivo 2009/2010, o concurso “Aprender a aprender na Biblioteca Escolar”, com o objectivo de desenvolver as competências de informação.


Artigo 2.º - Condições Gerais de Participação

A participação no concurso está aberta a todos os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos que decidirem aderir a esta iniciativa. Os concorrentes poderão participar individualmente ou em grupo.
Para participarem no concurso, os concorrentes comprometem-se a submeter-se ao presente regulamento e às decisões do júri.


Artigo 3.º - Constituição do júri

O júri será constituído pela Professora Bibliotecária, pela Coordenadora do Departamento de Línguas e pelo Coordenador TIC.


Artigo 4.º - Competências do júri

Cabe ao júri a selecção dos trabalhos (um trabalho por cada modalidade e por ciclo) e a divulgação da lista dos concorrentes vencedores.


Artigo 5.º - Modalidades

Modalidade A – elaboração de um trabalho escrito sobre um tema escolhido pelos alunos ou indicado pelos professores (suporte papel);

Modalidade B – elaboração de um trabalho sobre um tema escolhido pelos alunos ou indicado pelos professores (suporte informático – página Web, blogue, wiki ou apresentação multimédia).


Artigo 7.º - Calendarização

Entrega dos trabalhos - Os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Escolar até ao 31 de Maio de 2010. Relativamente aos trabalhos em suporte informático, os concorrentes devem indicar o endereço do sítio da Web onde se encontra alojado o trabalho ou entregar um CD-ROM.

Divulgação dos vencedores: A lista dos concorrentes vencedores será divulgada na última semana do ano lectivo.


Artigo 8.º - Prémios

Em cada ciclo, será atribuído um prémio aos autores do melhor trabalho de cada modalidade.
Todos os concorrentes recebem um diploma de participação.

Artigo 9.º - Divulgação dos trabalhos

Os trabalhos seleccionados serão divulgados na página Web do agrupamento / Portal da Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Integração da BE nas práticas lectivas





A Biblioteca Escolar é um espaço privilegiado para o desenvolvimento das competências de informação. No sentido de incentivar a sua integração nas práticas lectivas, a BE está a implementar um projecto, no âmbito da literacia da informação, apoiado pela Rede de Biblioteca Escolares. O número de aulas leccionadas na BE, com recurso ao fundo documental e equipamento, tem vindo a aumentar. Está a desenvolver-se também o trabalho colaborativo entre os docentes e a equipa educativa da BE. Só com a colaboração de todos, a Biblioteca Escolar poderá cumprir a sua missão na escola. Só unindo esforços, conseguiremos combater a iliteracia.


O gráfico apresentado indica o número de aulas leccionadas na BE por área/disciplina, durante o mês de Outubro.




quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


A Biblioteca Escolar comemorou o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, tendo desenvolvido diversas actividades ao longo do mês de Outubro:

- Sessões de formação de utilizadores, destinadas aos alunos da escola sede;

- "Levo os meus pais à biblioteca" - os alunos do 5.ºano elaboraram um convite nas aulas de Língua Portuguesa, convidando os pais a visitarem com eles a BE, no decorrer de uma aula de Língua Portuguesa ou de Estudo Acompanhado. Compareceram cerca de 20 pais;

- Projecção na sala de convívio dos alunos, de uma série de diapositivos, com fotografias de actividades levadas a cabo pela BE, nos últimos três anos;

- Distribuição de marcadores de livros aos professores e funcionários, com mensagens alusivas ao livro, criadas pelos alunos;

- Hora do conto - no dia 27 de Outubro, no período de almoço, foi apresentado um excerto da obra "Hoje há Palhaços", de António Torrado e Maria Alberta Menéres.

Todas estas actividades contribuíram para promover o papel da biblioteca na escola e sensibilizar para a sua utilização.


sábado, 17 de outubro de 2009

Concurso Nacional de Leitura


A Escola Básica 2,3 de Carregal do Sal aderiu ao Concurso Nacional de Leitura. A nível de escola, este concurso está a ser dinamizado pela Biblioteca Escolar e pelos professores de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo.

Obras seleccionadas para a fase escola:

- Seis contos de Eça de Queirós, de Luísa Ducla Soares
- O rio das framboesas, de Karen Wallace

A prova a nível de escola terá lugar na tarde do dia 09 de Dezembro.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Gripe A - Plano de Contingência

Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal

BIBLIOTECA ESCOLAR

Tendo em conta as recomendações da Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano de Contingência do Agrupamento, a Biblioteca Escolar apenas disponibilizará para empréstimo domiciliário os livros de literatura infanto-juvenil. Estes livros, após entrega pelos utilizadores, serão sujeitos a um período de quarentena na sala 5.
Os restantes ducumentos poderão ser requisitados para as salas de aula ou consultados na Biblioteca.

Carregal do Sal, 24 de Setembro de 2009



quinta-feira, 23 de abril de 2009

FEIRA DO LIVRO 2009



Decorre de 4 a 10 de Maio, a Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, na escola sede deste agrupamento.
Este ano, a feira terá uma maior dimensão, pois estarão representadas 16 editoras de grande prestígio nacional.
A sessão de abertura terá lugar no dia 4 de Maio, pelas 9h30.
De segunda a sexta-feira, a feira estará aberta ao público das 9h00 às 17h30. No domingo, estará aberta das 15h00 às 18h00.
A feira será animada com o reconto de histórias às crianças do Pré-escolar e alunos do 1.º Ciclo pelos alunos do 2.º Ciclo, pela Equipa Educativa da Biblioteca Escolar e pela técnica da Biblioteca Municipal, Sandra Oliveira.
Na tarde de domingo será apresentado o filme “Madagáscar 2”.
No local onde decorre a feira serão expostos trabalhos dos alunos. Ao longo da semana, será dinamizado o passatempo “Um livro é…”. À entrada da feira será colocado um painel onde os alunos registarão frases sobre o livro. No final de cada dia, será seleccionada a melhor frase de cada nível de ensino.
A Feira do Livro permite a aquisição de bons livros, a preços mais acessíveis.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sessão "O currículo no 1.ºCEB e a promoção da leitura"

No dia 31 de Março, na escola sede do agrupamento, realizou-se uma sessão subordinada ao tema "O currículo no 1.ºCEB e a promoção da leitura", dinamizada pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Ana Cabral.
Estiveram presentes 25 docentes do 1.º Ciclo, os quais, na sua maioria, consideraram que a mesma foi bastante interessante.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Candidatura de Mérito 2009

A Escola Básica 2,3 de Carregal do Sal apresentou um projecto ao Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da Candidatura de Mérito 2009, o qual foi seleccionado.
Título do Projecto: Biblioteca Escolar – espaço de conhecimento e de aprendizagem

Comissão de Coordenação:
Célia Cortez – Coordenadora da Biblioteca Escolar
Elisabete Oliveira – Coordenadora de Projectos
João Carlos Almeida – Coordenador TIC
Rosa Maurício – Responsável pela Biblioteca Municipal
António Gouveia – Coordenador do Conselho de Área de Projecto

Equipa Geral do Projecto:
Conceição Soares
Maria Nazaré Brito
Filomena Ruivo
Luís Antunes
Anabela Abrantes
Esmeralda Ferrão
Bruno Borges
João Magalhães
Ana Botinas
Anabela Ferreira

Parceria:Biblioteca Municipal

Período de implementação: Setembro 2008 a Dezembro de 2010

Descrição do Projecto:
Este projecto insere-se no domínio da literacia da informação. Pretende-se, com a implementação do mesmo, desenvolver, de forma gradual e contextualizada, as competências de informação dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, para que possam, progressivamente, saber aceder à informação, desenvolverem o espírito crítico e a capacidade de usar a informação autonomamente, construindo conhecimento. Os alunos devem ser capazes de utilizar, de acordo com o seu nível de escolaridade, linguagens, suportes, modalidades de recepção e produção de informação variados, entre os quais, o uso de ferramentas e medias digitais. Pretende-se também, transformar a BE num verdadeiro espaço de aprendizagem e de conhecimento, pelo que deverá haver uma maior articulação entre a equipa educativa e os docentes, pois consideramos que as actividades desenvolvidas na BE só ganham sentido, quando integradas em processos pedagógicos, centrados nos alunos, que permitem articular os objectivos disciplinares com objectivos documentais e de informação. Pretende-se, desta forma, introduzir, gradualmente, uma política na escola orientada para o ensino sistemático, em contexto curricular, de competências de informação. Uma vez que os alunos desta escola recorrem à Biblioteca Municipal, nas tardes de quarta-feira, para a realização de pesquisa de informação, a equipa desta biblioteca apoiará os alunos nesta tarefa. A responsável por esta biblioteca tomará conhecimento, antecipadamente, dos temas dos trabalhos a realizar pelos alunos do 3.º Ciclo, fora do horário lectivo, nomeadamente na disciplina de Ciências Naturais, para que possa fazer um levantamento dos documentes existentes na BM sobre o assunto.
A forma como a aprendizagem neste domínio é iniciada e conduzida, reflectir-se-á na relação futura dos alunos com os livros e outras fontes de informação e com as bibliotecas.

Montante atribuído pela Rede de Bibliotecas Escolares: 2750€

Ver Powerpoint


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Semana da Leitura 2009

Todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal aderiram a esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura.
Foram dinamizadas diversas actividades de promoção da leitura, as quais envolveram alunos, professores, funcionários, mas também encarregados de educação, familiares, amigos e outros elementos da comunidade.
Actividades desenvolvidas:
Leitura / debate na sala de aula (vários estabelecimentos de ensino)
Exposições de trabalhos (vários estabelecimentos de ensino);
Dramatizações de histórias / contos lidos ou ouvidos (vários estabelecimentos de ensino);
Ilustração de histórias lidas (vários estabelecimentos de ensino);
Leitura de excertos de obras /poemas por alunos do 2.º Ciclo nos vários serviços da escola (E.B. 2,3);
Participação dos pais, familiares, amigos e outros elementos da comunidade em sessões de leitura ou de reconto de histórias (todos os estabelecimentos de ensino);
Leitura de histórias pelos alunos do 6.ºA aos alunos de outras turmas (E.B. 2.3);
Dinamização da actividade “Corrente Amigos do Livro”, entre os docentes (E.B. 2,3);
“Hora do Conto” - apresentação, na BE, das histórias “O compadre Simplório tem os pés tortos” e “Debalde e de balde” (E.B. 2,3);
“Livro Viajante” – leitura de uma obra durante o dia 3 de Março (5 a 10 minutos em cada aula – E.B. 2,3);
Declamação de poemas / cantilenas / lengalengas (vários estabelecimentos de ensino);
Construção de marcadores de livros (E.B.1 e J.I. De Oliveirinha);
Elaboração da faixa “Ler é crescer” e colocação da mesma na via pública (E.B.1 e J.I. de Oliveirinha);
Leitura e animação de uma história pela técnica da Biblioteca Municipal (E.B. 1 e J. I. de Oliveirinha);
Intercâmbio de leitura entre o J.I. e E.B. 1 de Oliveirinha;
Elaboração de um “Comboio de vogais” (J.I. de Oliveirinha);
Recolha de receitas de chás medicinais (J.I. de C. do Sal);
Criação de uma mini biblioteca com livros que poderão ser requisitados pelos E.E. para serem lidos em casa (J.I. de Oliveira do Conde);
Visita à Biblioteca Municipal (J.I. De Oliveira do Conde);
A semana de 2 a 6 de Março foi, efectivamente, a festa dos livros, a festa da leitura, tendo-se celebrado e incentivado o prazer de ler entre as crianças e jovens.