domingo, 30 de setembro de 2007

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


Este ano, o Dia internacional das Bibliotecas Escolares ocorre a 22 de Outubro,sob o tema "Aprender - Mais e Melhor na Biblioteca Escolar". Este dia comemora-se pelo nono ano, tendo sido proclamado pela primeira vez pela Dr.ª Blanche Wools, então presidente da International Association of School Librarianship (IASL), em 1999.


O objectivo deste dia especial é a celebração das bibliotecas escolares e a valorização da sua importância na educação das crianças e jovens.


A investigação vem demonstrando que o sucesso dos alunos aumenta se tiverem acesso a bibliotecas escolares com colecções bem concebidas e articuladas com o currículo, com programas de actividades diversificadas e atraentes e profissionais que trabalhem em colaboração com os professores que leccionam as diferentes disciplinas. Além disso, os alunos tornam-se melhores leitores quando têm acesso a uma biblioteca escolar.
A Biblioteca Escolar da Escola Básica 2,3 de Carregal do Sal pretende assinalar este dia, levando a efeito as seguintes actividades:
- Apresentação de diapositivos na sala de convívio dos alunos, divulgando a BE;
- "Levar a BE aos utilizadores" - criação de um pequeno núcleo de biblioteca na sala dos professores;
- Construção do painel "A Biblioteca é..." - registo de frases pelos alunos sobre a BE;
- Realização do jogo "À Descoberta da Biblioteca"- equipas de quatro elementos respondem a questões sobre a biblioteca;
- "Hora do Conto" - apresentação da história "O Soldado João", de Luísa Ducla Soares, com recurso a sombras humanas;
- Edição do primeiro número do boletim da Biblioteca Escolar;
- Criação de uma marcador de livros com uma frase alusiva à importância da BE.


domingo, 23 de setembro de 2007

PLANO DE ACTIVIDADES DA BE

O Plano de Actividades da BE foi elaborado para o biénio 2006/2008.
Actividades de formação:
- Formação de utilizadores (alunos do 5.º Ano)
- Formação do utilizador para uso da informação (elaboração de um ficheiro para a autonomia do utilizador)
Actividades de cooperação:
- Reuniões com as coordenadoras da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo (funcionamento das Mini Bibliotecas Itinerantes)
- Reuniões com a Colaboradora da RBE e Coordenadores Concelhios das Bibliotecas Escolares
- Reuniões com as Coordenadoras do Departamento de Língua Portuguesa, Pré-Escolar e 1.º Ciclo (implementação de programas no âmbito do Plano Nacional de Leitura)
- Reuniões com a Directora da Biblioteca Municipal (conjugação de esforços nos domínios do tratamento documental e animação)
Actividades para valorização / promoção da BE
- Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (22 de Outubro)
- Criação do Blogue da BE
- Edição trimestral do boletim da BE
- "Levar a BE aos leitores" - criação de pequenos núcleos de biblioteca com carácter temporário (refeitório, átrio, sala dos professores...)
Actividades de organização:
- Reforço do equipamento da BE (TV, um combinado vídeo + leitor de DVD, três auscultadores e dois leitores de CDs portáteis) e do mobiliário (4 estantes duplas, dois expositores de material não livro (K7), uma secretária articulada, um bloco de gavetas rodado e uma mesa para TV).
-Tratamento de todo o fundo documental adquirido na 2.ª fase do projecto “Ler é viajar no mundo do conhecimento”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
- Tratamento do fundo documental adquirido / oferecido e catalogação automatizada de, pelo menos, 70% do mesmo.
- Aquisição de software educativo destinados às várias disciplinas, no âmbito do projecto “A Leitura e as Novas Tecnologias”.
- Aquisição de livros de literatura infanto-juvenil, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (destinados ao Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos).
- Aquisição de filmes do cinema nacional e estrangeiro.
- Reorganização do catálogo de sites de interesse para os alunos.
- Continuação da organização de dossiers temáticos com recortes de imprensa.
Actividades de animação / promoção da leitura e da literacia:
- Implementação de programas de leitura nos Jardins de Infância e nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, integrados no Plano Nacional de Leitura.
- Comemoração da Semana da Leitura (início de Março)
- Gravação de 40 exemplares de dois CDs-ROM e de um DVD, no âmbito do projecto “ A Leitura e as Novas Tecnologias”, integrado no 1.º Concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos.
- Dinamização do Campeonato de Língua Portuguesa.
- LEITURA PARA INFORMAÇÃO E ESTUDO - Os alunos serão levados à biblioteca, no âmbito das várias áreas curriculares onde consultarão enciclopédias e outros documentos.
- Realização da Feira do Livro (animada com vinda de contadores de histórias e de escritores - 5 a 11 de Maio).
- Dinamização da “Hora do Conto” - espaço em que é feita a leitura oral / dramatizada de uma narrativa ( com a colaboração de alunos do Clube “Hora do Conto”).
-BIBLIOTECA DE TURMA (leitura recreativa) - Os alunos serão levados à Biblioteca, numa aula de Língua Portuguesa ou de Estudo Acompanhado, onde realizarão sessões de leitura recreativa.
-Realização do passatempo mensal “Personalidade do Mês”.
- Exposições temáticas, do fundo documental existente na biblioteca.
- Exposição de trabalhos dos alunos.
- Realização do concurso fotográfico “À descoberta da minha terra”.
- Organização do placard “Notícias de última hora”.

sábado, 22 de setembro de 2007

Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar (BE) é uma estrutura que gere recursos educativos imprescindíveis a todo o processo de ensino-aprendizagem e deverá estruturar as suas intervenções em torno das metas identificadas como prioritárias no Projecto Educativo, articulando as suas actividades com o trabalho a desenvolver pelas várias estruturas de orientação educativa.
A Biblioteca Escolar tem um papel primordial em domínios como: a aprendizagem da leitura, o domínio dessa competência (literacia), a criação e o desenvolvimento do prazer de ler, a capacidade de seleccionar informação e actuar criticamente perante a quantidade e a diversidade de fundos e suportes que hoje são postos à disposição dos utilizadores, o desenvolvimento de métodos de estudo e de investigação autónoma e o aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística.

In “Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal”