quarta-feira, 7 de novembro de 2007

As melhores frases

No dia 22 de Outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos da E.B. 2,3 de Carregal do Sal foram convidados a registar uma frase sobre a biblioteca num painel intitulado "A Biblioteca é...".
Foram muitos os alunos que responderam ao convite.
A equipa educativa da BE seleccionou as seguintes frases:
- Quando entramos na biblioteca, dá-nos um arrepio de felicidade, onde cada livro é uma fantástica aventura, cada frase uma prova de conhecimento e cada letra simboliza uma lágrima de felicidade, imaginação, inspiração. A biblioteca é... é... tudo para nós.
Filipa Sousa 6.ºD (Frase vencedora)
- A biblioteca é um local onde damos largas à imaginação e vamos à descoberta de personagens mágicas.
Adriana 7.ºA
- A biblioteca é o coração do conhecimento, pois sem ela não seremos nada.
Júlio 6.ºC
- Na nossa biblioteca não chega o Outono, porque aqui só há folhas de árvores persistentes. Queremos estimá-las com muitas beijocas.
Carolina 6.ºD
- A biblioteca é um mundo de fantasia e cor onde existem livros mágicos, com muita sabedoria e amizade.
Maria Manuel 7.ºA
- A sua porta é um portal mágico onde podemos encontrar livros voadores, um ecrã de imaginação e um velho sábio para nos contar histórias.
Inês Nogueira 7.ºA
- A biblioteca é um lugar mágico, onde podemos viajar sem sair do mesmo lugar.
Joana 6.ºB
- A biblioteca é um lugar onde podemos encontrar livros, dicionários... para voarmos pelo mundo inteiro sem pagar bilhete.
Vanessa Dinis 6.ºB / Mariana Rebelo 5.ºB
-

Hora do conto


No âmbito das actividades da Biblioteca Escolar, regularmente, o clube Hora do Conto apresenta histórias/contos à comunidade escolar.

Nos dias 23 e 26 de Outubro foi apresentada a história "O Soldado João", de Luísa Ducla Soares, com recurso a sombras humanas.

Os alunos do clube entregaram um convite aos colegas que quiseram ver presentes na estreia. A sala dos grandes grupos foi pequena para acolher os alunos e professores que não quiseram faltar ao evento.
Clique na capa do livro para ver o filme.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal recebe apoio do PNL


A Escola Básica 2,3 de Carregal do Sal recebeu um apoio de 1500 euros, da Fundação Calouste Gulbenkian (parceiro do PNL), no ano lectivo anterior. Com esta verba foram adquiridos 185 livros de leitura orientada, destinados aos alunos do 2.º Ciclo.

Este ano lectivo, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal recebeu um apoio de 1500 euros. Até ao final do 1.º período, serão adquiridas obras de leitura orientada, destinadas às crianças do Pré-Escolar e aos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

"Ler é viajar no mundo do conhecimento"


"Ler é viajar no mundo do conhecimento" é o título de um projecto concebido pela Biblioteca Escolar da Escola Básica 2,3 de Carregal do Sal e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. O objectivo principal deste projecto era a criação de mini bibliotecas itinerantes, destinadas às crianças do Pré-Escolar e alunos do 1.º Ciclo.

Com a verba atribuída pela FCG foram criadas 58 mini bibliotecas com um fundo documental variado: livros, jogos, DVDs, CDs-ROM, CDs-Audio e cassetes vídeo.

Numa primeira fase, foi atribuída uma biblioteca por sala de aula. Posteriormente, foi atribuída ainda uma biblioteca por estabelecimento de ensino.

As bibliotecas permanecem em cada estabelecimento de ensino durante um período lectivo. No final de cada período, realiza-se a troca das bibliotecas.

Este projecto permitiu dotar os Jardins de Infância e Escolas do 1.º CEB de um serviço de biblioteca, contribuindo assim para o desenvolvimento de hábitos de leitura, desde a mais tenra idade.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Sessão de Formação de Utilizadores







Nos dias 1, 2 e 4 de Outubro, a Equipa Educativa e a funcionária da Biblioteca Escolar realizaram sessões de formação de utilizadores destinadas aos alunos do 5.º ano.
O objectivo principal destas sessões é divulgar as zonas funcionais da biblioteca, o fundo documental e o guia do utilizador.
No final de cada sessão, a coordenadora da BE, procedeu à leitura de um excerto da obra "Uma palmada na testa", de Maria Alberta Menéres. A professora Nazaré Brito e a funcionária Amélia Pais deram vida à personagem principal da história, uma velha muito veeelha, muito feiiia e muito má. O professor João Magalhães criou o adereço principal da história, um grande, um enorme facalhão.

domingo, 30 de setembro de 2007

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


Este ano, o Dia internacional das Bibliotecas Escolares ocorre a 22 de Outubro,sob o tema "Aprender - Mais e Melhor na Biblioteca Escolar". Este dia comemora-se pelo nono ano, tendo sido proclamado pela primeira vez pela Dr.ª Blanche Wools, então presidente da International Association of School Librarianship (IASL), em 1999.


O objectivo deste dia especial é a celebração das bibliotecas escolares e a valorização da sua importância na educação das crianças e jovens.


A investigação vem demonstrando que o sucesso dos alunos aumenta se tiverem acesso a bibliotecas escolares com colecções bem concebidas e articuladas com o currículo, com programas de actividades diversificadas e atraentes e profissionais que trabalhem em colaboração com os professores que leccionam as diferentes disciplinas. Além disso, os alunos tornam-se melhores leitores quando têm acesso a uma biblioteca escolar.
A Biblioteca Escolar da Escola Básica 2,3 de Carregal do Sal pretende assinalar este dia, levando a efeito as seguintes actividades:
- Apresentação de diapositivos na sala de convívio dos alunos, divulgando a BE;
- "Levar a BE aos utilizadores" - criação de um pequeno núcleo de biblioteca na sala dos professores;
- Construção do painel "A Biblioteca é..." - registo de frases pelos alunos sobre a BE;
- Realização do jogo "À Descoberta da Biblioteca"- equipas de quatro elementos respondem a questões sobre a biblioteca;
- "Hora do Conto" - apresentação da história "O Soldado João", de Luísa Ducla Soares, com recurso a sombras humanas;
- Edição do primeiro número do boletim da Biblioteca Escolar;
- Criação de uma marcador de livros com uma frase alusiva à importância da BE.


domingo, 23 de setembro de 2007

PLANO DE ACTIVIDADES DA BE

O Plano de Actividades da BE foi elaborado para o biénio 2006/2008.
Actividades de formação:
- Formação de utilizadores (alunos do 5.º Ano)
- Formação do utilizador para uso da informação (elaboração de um ficheiro para a autonomia do utilizador)
Actividades de cooperação:
- Reuniões com as coordenadoras da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo (funcionamento das Mini Bibliotecas Itinerantes)
- Reuniões com a Colaboradora da RBE e Coordenadores Concelhios das Bibliotecas Escolares
- Reuniões com as Coordenadoras do Departamento de Língua Portuguesa, Pré-Escolar e 1.º Ciclo (implementação de programas no âmbito do Plano Nacional de Leitura)
- Reuniões com a Directora da Biblioteca Municipal (conjugação de esforços nos domínios do tratamento documental e animação)
Actividades para valorização / promoção da BE
- Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (22 de Outubro)
- Criação do Blogue da BE
- Edição trimestral do boletim da BE
- "Levar a BE aos leitores" - criação de pequenos núcleos de biblioteca com carácter temporário (refeitório, átrio, sala dos professores...)
Actividades de organização:
- Reforço do equipamento da BE (TV, um combinado vídeo + leitor de DVD, três auscultadores e dois leitores de CDs portáteis) e do mobiliário (4 estantes duplas, dois expositores de material não livro (K7), uma secretária articulada, um bloco de gavetas rodado e uma mesa para TV).
-Tratamento de todo o fundo documental adquirido na 2.ª fase do projecto “Ler é viajar no mundo do conhecimento”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
- Tratamento do fundo documental adquirido / oferecido e catalogação automatizada de, pelo menos, 70% do mesmo.
- Aquisição de software educativo destinados às várias disciplinas, no âmbito do projecto “A Leitura e as Novas Tecnologias”.
- Aquisição de livros de literatura infanto-juvenil, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura (destinados ao Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos).
- Aquisição de filmes do cinema nacional e estrangeiro.
- Reorganização do catálogo de sites de interesse para os alunos.
- Continuação da organização de dossiers temáticos com recortes de imprensa.
Actividades de animação / promoção da leitura e da literacia:
- Implementação de programas de leitura nos Jardins de Infância e nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, integrados no Plano Nacional de Leitura.
- Comemoração da Semana da Leitura (início de Março)
- Gravação de 40 exemplares de dois CDs-ROM e de um DVD, no âmbito do projecto “ A Leitura e as Novas Tecnologias”, integrado no 1.º Concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos.
- Dinamização do Campeonato de Língua Portuguesa.
- LEITURA PARA INFORMAÇÃO E ESTUDO - Os alunos serão levados à biblioteca, no âmbito das várias áreas curriculares onde consultarão enciclopédias e outros documentos.
- Realização da Feira do Livro (animada com vinda de contadores de histórias e de escritores - 5 a 11 de Maio).
- Dinamização da “Hora do Conto” - espaço em que é feita a leitura oral / dramatizada de uma narrativa ( com a colaboração de alunos do Clube “Hora do Conto”).
-BIBLIOTECA DE TURMA (leitura recreativa) - Os alunos serão levados à Biblioteca, numa aula de Língua Portuguesa ou de Estudo Acompanhado, onde realizarão sessões de leitura recreativa.
-Realização do passatempo mensal “Personalidade do Mês”.
- Exposições temáticas, do fundo documental existente na biblioteca.
- Exposição de trabalhos dos alunos.
- Realização do concurso fotográfico “À descoberta da minha terra”.
- Organização do placard “Notícias de última hora”.

sábado, 22 de setembro de 2007

Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar (BE) é uma estrutura que gere recursos educativos imprescindíveis a todo o processo de ensino-aprendizagem e deverá estruturar as suas intervenções em torno das metas identificadas como prioritárias no Projecto Educativo, articulando as suas actividades com o trabalho a desenvolver pelas várias estruturas de orientação educativa.
A Biblioteca Escolar tem um papel primordial em domínios como: a aprendizagem da leitura, o domínio dessa competência (literacia), a criação e o desenvolvimento do prazer de ler, a capacidade de seleccionar informação e actuar criticamente perante a quantidade e a diversidade de fundos e suportes que hoje são postos à disposição dos utilizadores, o desenvolvimento de métodos de estudo e de investigação autónoma e o aprofundamento da cultura cívica, científica, tecnológica e artística.

In “Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal”